sexta-feira, 8 de junho de 2012

Pensando um pouquinho sobre salvação

Não podemos negar a influência grega na história Cristianismo. Muitos dos nossos conceitos cristãos são mais parecidos com os dos gregos do que com os da tradição judaico-cristã. Inclusive, muitas vezes pensamos até Deus com categorias gregas. Essa influência grega tem nos afastado do pensamento bíblico e gerando em nós certas concepções equivocadas a respeito da nossa fé e esperança. 


Um dos problemas que vejo, por exemplo, é o da salvação, que infelizmente os evangélicos pensam semelhantemente como os gregos. Ou seja, quando falam de salvação estão pensando em salvar suas almas para morar com Jesus lá no céu. Os evangélicos estão preocupados em salvar suas almas deste corpo e deste mundo. Veja que a luta de muitos evangélicos é entre alma x corpo e céu x terra. Uma concepção muito parecida com a grega. Porém, biblicamente não é assim que devemos pensar a salvação. A luta na Bíblia, em toda ela, é entre amor x pecado,  vida x morte, , e os que se dizem cristãos devem amar e lutar pela vida assim como Jesus fez e nos ensinou a fazer.

Portanto, salvação no contexto Bíblico, judaico-cristã, não é sair deste corpo e deste mundo para ir morar no céu com Jesus. Somos salvos quando tomamos consciência da vida, quando entendemos que todos nós somos criaturas de Deus, feitas à sua imagem e semelhança, enfim, quando colocamos em prática o amor que recebemos de Deus e acolhemos uns aos outros. 

O próprio Jesus disse: "Venha o teu Reino...assim na terra como no céu". Somos chamados a ser sal da terra e luz do mundo, porque é aqui nesta terra, neste palco que devemos atuar como discípulos de Cristo. Por isso que a palavra salvação no contexto bíblico quer dizer; libertação, cura, livramento etc.



Nenhum comentário: