quarta-feira, 30 de maio de 2012

Culto a Jesus?

Alguma coisa está errada com este cristianismo de hoje. Se Jesus não pediu atos de culto porque a igreja evangélica concentra todas as suas forças em cultuar a Jesus? Minha pergunta é muito séria, e não quer dizer que eu esteja negando a divindade de Cristo e seu Senhorio. Não, não tem nada a ver. O fato é que Jesus nunca pediu para seus seguidores se reunirem para cultuá-lo, louvá-lo, assim como fazem os crentes hoje. Não instituiu nenhuma forma de culto, mesmo depois da sua morte. Ora, isso no mínimo é intrigante, não acha? Os cristãos e até os não-cristãos pensam hoje em dia que cristianismo é cultuar a Jesus. Hoje em dia somos chamados de cristãos porque cultuamos a Jesus, porém os seguidores primitivos de Jesus não eram chamados de cristãos porque cultuavam a Jesus! Até porque a palavra cristão significa "pequeno cristo".

Em Atos 11.25-26 lemos: Barnabé partiu então para Tarso, afim de buscar Saulo. Encontrou-o lá e o trouxe para Antioquia. Eles passaram um ano inteiro trabalhando juntos nesta igreja e instruindo uma multidão considerável. E foi em Antioquia que pela primeira vez os discípulos foram chamados de cristãos.

Re-lendo Atos dos apóstolos, por exemplo, claramente percebemos que o cristianismo não era um culto a Jesus Cristo. Ou seja, eles não se reuniam para cultuar Jesus. E caminhando com Jesus pelos evangelhos podemos dizer que esta também não era sua intenção, ou seja, que as pessoas se juntassem para lhe prestar atos de culto. Jesus não tinha problema de auto-estima, não era carente, mimado e narcisista.

Uma coisa interessante que Jesus pede, e com certa ênfase é que tenham fé nele. Pede que tenhamos fé nos seus ensinamentos. Também pediu que fizéssemos memória da sua morte e da sua ressurreição. E esse ato de memória não era atos de culto. Jesus queria que seus ensinamentos fossem repetidos e ensinou para que assim sucedesse. Os crentes se reuniam para ouvir as memórias de Jesus, para ouvir as pessoas contarem dele e sobre seus ensinos. E quando aqueles que tiveram contato com o Cristo estavam perto da morte, procuraram deixar por escrito suas memórias, para que sempre houvesse possibilidade de ouvir umaa palavra sobre Jesus. 

O culto a Jesus, principalmente como vemos hoje nas igrejas evangélicas, tende a afastar sempre mais da memória o verdadeiro Jesus. O culto hodierno exalta um Jesus simbólico, transformado, revestido de atributos religiosos, mas a memória de Jesus tem por objetivo a vida real de Jesus nesta terra e os seus ensinamentos. Ensinos que nos faz ser sal da terra e luz do mundo. Porque é este mundo, como costumo dizer o nosso palco de atuação.

Por isso não é estranho que pessoas muito apegadas ao culto a Jesus não conheçam as Escrituras e não se interessem por ela. Essas pessoas conhecem um Jesus feito de símbolos que satisfazem sua necessidade religiosa, sem perceber a diferença entre o ensinamento de Jesus e a psicologia religiosa. 

O fato é que a igreja hodierna precisa re-pensar o que é ser cristão, e o que é ser igreja. Porque ser cristão não é reunir-se duas ou três vezes por semana para prestar culto a Jesus num templo. Precisamos re-pensar nossas reuniões, isso porque não podemos ser como os pagãos e reduzir o Cristo de Deus num mero ídolo como outros.



4 comentários:

Unknown disse...

EXCELENTE MATÉRIA. QUALQUER SERVIÇO LITÚRGICO A DEUS, INCLUINDO O CULTO, EXISTIU APELAS NO ANTIGO CONCERTO(LEI CERIMONIAL LEVÍTICA). QUANDO JESUS DISSE: ''ESTÁ CONSUMADO''FOI ANULADO QUALQUER ELEMENTO QUE VINCULASSE O CULTO ANTIGO, INCLUSIVE O TEMPLO QUE FORA DESTRUÍDO. DAÍ O MOTIVO PELO QUAL OS APÓSTOLOS NÃO FREQUENTARAM ESSES LOCAIS. O CRIADOR NÃO EXIGE MAIS QUE O CULTUEMOS. OS QUE AINDA RESISTEM SÃO MEROS FREQUENTADORES DE RELIGIÃO E DESCONHECEM TOTALMENTE AS ESCRITURAS.

Glaysom disse...

Segundo os historiadores antigos os cristãos "adoravam um homem como Deus"

Roberto disse...

Ótima postagem, porém perigosa pra quem gosta de distorções... Complementando, devemos prestar culto a Deus, e somente a Ele! Talvez seja confuso entender tal imposição pela ótica da Trindade. Se reunir em um templo é bíblico e tradição herdada da igreja primitiva, que só não tinha templo como os nossos devido à perseguição. Paulo escreveu sobre a ordem no culto, então, onde seria esse culto? Fiquem na Paz.

Unknown disse...

Dentro de nós, porque somos nós o templo, santuário,casa etc. d Deus o culto é spiritual é só vc e o pai o sacrifio tbm é ispiritual é ajudar o próximo e é essa a verdadeira religião