quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A Bíblia é inspirada por Deus

A Bíblia para nós cristãos, que ignorantemente somos rotulados de "liberais", é de fato inspirada por Deus. Mas, pergunto; inspirada em que sentido? Isso porque muitos crentes fundamentalistas, em nome de uma falsa  aparência de santidade distorcem o conceito bíblico de inspiração. 

Vejamos o que Paulo diz: Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. 


Saber por exemplo se Adão e Eva foram personagens históricas ou não vai nos instruir em justiça? Em amor? Em boas Obras? Se a cobra falou ou não falou no Gênesis vai nos instruir em justiça? Em amor? Em boas Obras?

Vejam que o argumento de que a Bíblia é inspirada por Deus, portanto tudo que está escrito é verdade, não funciona. Não é correto fazer estes tipos de comparações e associar uma coisa a outra. Isso porque ela é inspirada não para provar os eventos em si, mas para nos instruir na justiça e no amor, para toda boa obra.

A Bíblia é um livro religioso, que possui um estilo literário. Povos antigos usavam como recursos literários para escrever suas histórias os mitos, lendas etiológicas, contos etc. Foi com estes recursos da época que Israel escreveu sua história de fé com seu Deus, usando alguns mitos e lendas da época para escrever e reescrever as verdades de Deus.

O importante na Bíblia não é atentarmos para aquilo que foi usado (métodos e recursos) pelos escritores para descrever as verdades de Deus, mas a mensagem de Deus, seu projeto de vida para a humanidade. Para isso que ela foi inspirada, para nos educar em justiça, em amor e nas boas obras.

Nenhum comentário: