sábado, 28 de janeiro de 2012

ATEUS INTOLERANTES

O religioso, em geral, é considerado por muitos ateus como uma pessoa fanática e intolerante. Que, quando não demoniza o ateu, tenta de todas as formas convertê-lo à sua religião. De fato isto é um problema que infelizmente ainda existe dentro das religiões. Porém, não são todos os religiosos que agem assim. Isso porque, dentro das religiões existem os grupos fundamentalistas que se fecham para o diálogo, os conservadores que procuram manter e zelar pela tradição, e os liberais ou progressistas que têm uma teologia mais aberta e está aberto ao diálogo com outras religiões, assim como com as ciências modernas. Por isso que nem todo religioso é intolerante e fanático. E isso precisa ficar claro para estes ateus, que acabam generalizando, e, para combater tal comportamento, sem perceber, acabam usando as mesmas armas, ou seja, se tornam ateus intolerantes e fanáticos.

Uma coisa interessante de se notar é que a religião, ou mesmo a crença em Deus, não é o motivo das pessoas serem intolerantes e fanáticas. Isso é uma falácia. Porque, segundo o que vemos na mídia, nas redes sociais e em livros de ciência e filosofia, são ateístas militantes, pessoas que não são religiosas e que muito menos crêem em Deus, agindo com intolerância, perseguindo e julgando todos os religiosos, como se todos fossem intolerantes e fanáticos, promovendo assim um clima hostil entre as partes. A coisa está tão séria que o filósofo suíço Allain de Botton divulgou a idéia de construir um templo ateu.

Bem, como podemos ver a intolerância e o fanatismo não estão ligados à religião, ou à crença em uma divindade. Muitos ateus fundamentalistas fazem questão de deixar isso claro mediante suas atitudes. E detalhe, pessoas que se julgam mais racionais do que os religiosos. Porém, nós teístas também não podemos generalizar e colocar todos ateus no mesmo barco, uma vez que, existem ateus que vivem uma vida honesta, justa, ética e compromissada para com o desenvolvimento social, para com o próximo, enfim, para com a vida. Por isso merece todo nosso respeito.

Nenhum comentário: