quarta-feira, 20 de julho de 2011

Não andeis ansiosos...

É natural que qualquer ser humano se preocupe com as questões da vida, com o futuro, enfim com as coisas que irão acontecer. Isso porque nós seres humanos, diferentes de Deus, somos mortais, ou seja somos finitos, limitados no espaço e no tempo. E diferente dos animais somos os únicos que têm consciência disso. Somos o único ser que sabe que vai morrer.
.
E é angustiante saber que vamos morrer, e mais ainda porque não sabemos quando e nem onde. Não temos acesso ao futuro. E não somente a respeito da nossa morte, mas até mesmo com relação a nossa vida futura, ao que vai acontecer com nossa carreira, com nossa família, se vamos passar por perdas, sofrimentos etc.
.
A falta de controle e domínio do que está por vir nos causa medo, e gera em nós muita insegurança, aflições, e ansiedades. O que vai acabar despertando em nós uma certa curiosidade em conhecer e desvendar o futuro. É devido a esta curiosidade que surgem os prognosticadores, videntes e adivinhos que dizem ver o futuro. Porém, sabemos através de muitas passagens nas Escrituras que Deus abomina tais práticas.
.
Na verdade, se pensarmos bem, se pudéssemos de fato ver nosso futuro penso que não seria bom, pelo contrário, seria cruel. Já pensou viver sabendo das coisas ruins que irão nos acontecer? Até mesmo as coisas boas não teriam mais graça. Ou seja, não faz sentido. Seria como assistir um filme já sabendo o começo, meio e fim. Não tem graça.
.
É interessante que Jesus nos chama para vivermos o hoje. E para vivermos bem e felizes o hoje precisamos deixar esta preocupação, esta ansiedade para com o futuro. Quando vivemos ansiosos e preocupados com o futuro não vivemos o presente, não desfrutamos das coisas simples da vida. A ansiedade e a preocupação nos roubam a vida. Tudo passa rápido e não percebemos.
.
Jesus nos ensina em Mateus 6.25 a não ocuparmos o presente com o futuro. A não vivermos ansiosos com o que nos vai acontecer. Ele nos desafia a vivermos numa confiança e dependência total do Pai, uma vez que Ele, assim como cuida dos passarinhos, também cuidará de nós, porque segundo Jesus somos muito mais preciosos (Mt 6.26). O próprio Jesus viveu na dependência total do Pai. Viveu intensamente cada dia da sua vida. Vivia sempre preocupado com o presente, e quando lhe perguntaram acerca do futuro disse que só cabia ao Pai saber.
.
Como diz o salmista; "O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará" - não adianta ficarmos ansiosos e precocupados, mas devemos confiar em Deus. Ele nos escolheu, somos dele, nada poderá nos separar de seu amor. Celebremos então a vida, desfrutemos das coisas simples da vida, das amizades, da família, colhendo o dia (carpe diem), porque em Deus estamos seguros.

Nenhum comentário: