quarta-feira, 11 de maio de 2011

"Judaísmo" messiânico

Na história da igreja cristã podemos constatar que sempre em momentos de crise surgiam os movimentos restauracionistas. Eram movimentos que pretendiam "restaurar" a igreja e a verdadeira doutrina, a verdadeira adoração, enfim, o verdadeiro culto a Deus.

Nos últimos anos no Brasil tem surgido um movimento chamado "judaísmo messiânico". Movimento este, que, como outros do passado, surge pretendendo "restaurar a igreja cristã", que segundo este movimento apostatou da fé, se tornou uma igreja paganizada.
Dizem que o Jesus Cristo pregado no Cristianismo não é o judeu zelozo da lei e das tradições judaicas chamado Yeshua. Dizem também que a igreja cristã se afastou da lei de Moisés e precisa voltar. Querem restaurar as festas de Israel, as leis alimentares, entre outros costumes judaicos.
É um movimento judaizante, mesmo sendo negado pelos seus líderes. Líderes estes que são ex-pastores evangélicos que encontraram, através de seus sobrenomes, uma supopsta ligação com os "judeus forçados" (marranos), ou seja, judeus que foram obrigados no passado a se converter ao Cristianismo pela inquisição católica . Judaizantes porque querem que cristãos (gentios), como já dito, passem a guardar o shabat, a comemorar as festas judaicas e a cumprir os mandamentos judaicos da lei mosaica.

Infelizmente muitos cristãos aderindo a este movimento judaizante. Isto porque o movimento evangélico hodierno no Brasil está passando por uma crise de identidade, e alguns cristãos decepicionados com a igreja estão vendo neste movimento judaico uma "nova proposta", bem sedutora, uma vez que carrega em sua liturgia símbolos judaicos que os remetem aos tempos de Jesus e da igreja primitiva, causando assim um certo encantamento.
O movimento judaico messiânico não é aceito pela ortodoxia judaica. É um movimento muito criticado pelo judaísmo ortodoxo que o acusa de ser proselitista, composto de ex-evangélicos, e até mesmo de evangélicos disfarçados de judeus que querem converter os judeus tradicionais. Também não é aceito pelo Cristianismo, uma vez que tenta judaizar os cristãos, que segundo eles, estão afastados da verdadeira fé de Israel.

Enfim, tomemos cudiado com este movimento que aparece no Brasil com uma falsa aparência de piedade e de santidade, mas que na verdade para se afirmar nega a história cristã e acusa os cristãos de terem apostatado da fé verdadeira. Um movimento que na verdade causa mais divisões no corpo de Cristo do que união, e como diz Jesus: "Quem comigo não ajunta espalha". O judaísmo messiânico confunde Evangelho com cultura judaica, pensam que a Boa Nova a ser anunciada ao mundo é a religião judaica e seus costumes. Infelizmente vemos muitos cristãos que caíram neste conto e hoje andam fantasiados de judeus com kipá e talit pregando um evangelho distorcido.
Paulo nos alerta: "Se alguém anunciar um evangelho diferente do que tenho anunciado seja anátema! Gl 1.8

2 comentários:

Anônimo disse...

Vejo amigo que quem está muito mal informado é você. Procure a História e verá a mais pura verdade. quem foi paganizado foi o "cristianismo" que largou sua raizes judaicas e deixou o mundo som seus costumes entrar na igreja. Ninguém quer trasnformar gentios em judeus, mas traze-los ao verdadeiro ambiente Bíblico dos tempos apostolicos. Se informe melhor e deixe de ser um 'curioso' como você mesmo diz em seu perfil. Estude mais, sem a influencia de Roma.

Fábio disse...

Olá Paulo, falo com propriedade sobre o assunto. Já li livros judaico messiânicos, assim como já frequentei suas igrejas e até congressos. Por isso sei do que estou falando. Este é um movimento judaizante composto por ex-evangélicos que encontraram através de seus sobrenome um parentesco judeu, ou que se decepcionaram com a igreja evangélica de hoje. O fato é que são evangélicos fantasiados de judeus, que só pq aprenderam umas palavrinhas em hebraico, usam kipá acham que são judeus. Sem falar que tentam negar a igreja cristã para ganhar créditos com a ortodoxia judaica, que diga-se de passagem não aceita tal movimento como kasher