quarta-feira, 16 de março de 2011

Quem vê Jesus vê o Pai

Não, é impressionante como a teologia em solo brasileiro é embaraçosa. Há 2000 anos Jesus sanou a dúvida de Filipe quando o interrogou acerca do Pai: " Senhor, mostra-nos o Pai e basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco e não me tendes conhecidos Filipi? Quem vê a mim vê o Pai..." João 14.8-9. Jesus é a imagem do Deus invisível. O Pai está nele e ele no Pai. Por isso disse: "Eu e o Pai somos um João" 10.30.

Jesus é o enviado do Pai, a manifestação do amor de Deus aos homens, que veio nos trazer vida, e vida em abundância. E porque estou enfatizando isto? Porque esta teologia embaraçosa é quem orienta muitos evangélicos no Brasil. Uma teologia que coloca Jesus contra Deus. Dizem os teólogos desta teologia embaraçosa que Deus está irado, mesmo estando escrito em João 3.16 que Deus amou o mundo e por causa deste amor enviou seu filho, não para manifestar "a sua ira", mas, o seu grande amor pelas suas criaturas. Sendo assim, segundo esta teologia embaraçosa, Deus quer castigar e Jesus salvar. Jesus está enfrentando Deus e não permitindo que "a ira dEle" seja derramada sobre os homens. Ou seja, Jesus está em rebeldia, enfrentando seu próprio Pai.

Diante da trajédia que ocorreu, e está ocorrendo no Japão, podemos ainda ler e ouvir, em pleno século XXI, pessoas dizendo que o que aconteceu foi castigo de Deus. Aff. E isto me deixa muito furioso, porque estes religiosos vêem Deus mais nas trajédias do que em atos de amor e de bondade. Eles não se esforçam para raciocinar e refletir sobre o Deus revelado na pessoa do Cristo. E ignoram o fato de Jesus ter nos mostrado que é o ladrão quem vem roubar, matar e destruir, não Deus!

Eu não acredito que Deus seja tentado pelo mal, antes nos ensina que devemos pagar o mal com o bem. Ensina que devemos amar nossos inimigos. Ora, Deus manda amarmos nossos inimigos e não pagar o mal com o mal, porém ele faz o contrário? Eu não acredito nisso. Deus não possui este sentimento de vingança, e de maldade que está no homem. Não, por isso que Ele é Deus e diferente de todos os deuses que existem por aí. Entendo que Deus não fica "no céu" maquinando o mal, pensando em como se vingar do ser humano. Deus é Criador e o ser humano é pó. Ao contrário, Deus é a favor da vida.

Eu sou pai e jamais iria matar minha minha se ela me desobedecesse. Poxa, se eu sendo mal sei fazer coisas boas para minha filha, quanto mais Deus. O filho pródigo deixou o pai e nem por isso o pai deu ordem aos seus empregados para pegarem o filho e que o amarrassem numa árvore para ser açoitado. Nisso vemos que o amor implica em liberdade, portanto Deus não obriga ninguem a serví-lo, e não sai matando por aí as pessoas que recusam seu amor, antes, faz como o pai do filho pródigo que esperou o retorno do filho, e este quando voltou foi recebido com grande amor e alegria.

Portanto o que está acontecendo no Japão não tem nada haver com a mão de Deus. Pelo contrário, a mão de Deus está sobre aqueles que estão se compadecendo e ajudando de alguma forma as vítimas desta trajédia. Precisamos deixar esta teologia embaraçosa, que tenta definir Deus o colocando como o culpado por trajédias como esta. Deus não está ao lado dos opressores, dos que matam, mas ao lado dos oprimidos e dos que são assolados.

3 comentários:

Édi disse...

Seu texto mostra o que é comum ao pensamento religioso geral como ao cristianismo pré-moderno. É lamentavel que em pleno século XXI os cristãos ainda tenham um visão um tanto questionavel de Deus. Justificar as tragédias do mundo como simples ato de Deus é para pessoas futeis, que não não tem o minimo de respeito pela vida, muito menos por Deus.

Filipe Machado disse...

Amado, a ira de Deus não deve ser confundida com a ira humana. A ira de Deus é justa, santa e imaculada por seu próprio ser.

Entendendo isso, o irmão passará a entender certos poréns.

Um abraço!

Fábio disse...

Olá Filipi, gostaria de saber como é esta ira "justa", "santa" e "imaculada" de Deus ? Pq, se o que aconteceu foi a mão de Deus, devido ao "pecado dos japoneses", então não tem como diferenciar esta ira [diferenciada de Deus]da ira dos seres humanos. Não acredito que Deus paga o mal com o mal.