sábado, 26 de fevereiro de 2011

Jesus, a manifestação do amor de Deus


Todos conhecemos a clássica passagem da mulher pecadora, que lava os pés de Jesus com suas lágrimas, e que além de beijá-los constantemente ainda os unge com seu perfume, Lucas 7.36-50. E nisto aparece o hospedeiro (fariseu) que além de levantar dúvidas sobre a pessoa de Jesus ("se ele fosse profeta..") ainda julga a mulher (pecadora) com aquele ar de superioridade, característico dos religiosos hipócritas.
.
Jesus ao perceber este comportamento do fariseu educadamente pede a palavra, e conta uma parábola. Ou seja, faz uma comparação entre a ficção e a realidade para transmitir uma lição de vida, de sabedoria. Ele diz: "Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentos denários, e o outro cinquenta. Não tendo os dois com que pagar, foram perdoados. Qual deles amará mais o credor ? Suponho que seja aquele que mais foi perdoado, diz o fariseu. Jesus diz: julgaste bem."
.
O fariseu foi pego na "sua própria astúcia", e teve que ouvir de Jesus (rsrs): "Entrei em tua casa e não me deste água para os pés, ela , porém, com suas lágrimas os regou e enxugou com seus cabelos. Não me deste ósculo, ela, porém até agora não parou de beijar-me os pés. Não me ungistes a cabeça com óleo, ela, porém, com bálsamo ungiu-me os pés".

Que cara deve ter ficado o fariseu hein...
.
O fariseu como hospedeiro fracassou, não agiu conforme o bom costume. No antigo oriente as pessoas que eram consideradas, ao entrar na casa de um hospedeiro eram recebidas com um beijo, tinham seus pés lavados e eram ungidas. Eram sinais de que o hóspede era uma pessoa importante para o hospedeiro.
.
Depois desta advertência ao fariseu, Jesus ainda diz: "Perdoados estão seus pecados, e que são muitos, porque muito amou. Mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama". Bem, e o fariseu, como ficou... irritado com a atitude de Jesus ? ou se arrependeu ? A narrativa não diz nada sobre como ficou o fariseu, e sabe porque? Porque a resposta somos nós quem iremos dar. Como iremos nos comportar diante de um pecador e inimigo nosso se Jesus manifestar o perdão sobre ele ? Iremos ficar com raiva por Jesus ter perdoado um pecador que não merecia, ou iremos nos arrepender por nos acharmos superiores ao pecador, querendo que ele recebesse o juízo?
.
Ainda temos muita dificuldade em aceitar que os pecadores possam receber o perdão de Deus. Muitas vezes agimos como o fariseu, que, ao invés de desejar o perdão sobre o pecador, desejou a aplicação da lei, do juízo. Pensamos que a justiça de Deus é sinônimo de vingança. E não tem nada haver uma coisa com a outra!
.
A Bíblia diz que Deus é Amor, e este Amor podemos experimentar através do perdão, da graça maravilhosa de Deus, manifestada na pessoa do Cristo. JESUS É A MANIFESTAÇÃO DO AMOR DE DEUS. Nós não merecíamos, mas ele nos perdoou - e Cristo é a nossa justiça. Através da parábola Jesus ensina o(s) fariseu(s) e mostra que ambos (religioso e pecador) não tem como pagar a dívida. Ou seja, ambos precisam do perdão de Deus. Nenhum dos dois é capaz de pagar a dívida, estão nivelados em suas necessidades. Independente se um deve 50 ou 500 denários, o fato é que ambos não conseguem pagar, e precisam aceitar o perdão. Não é através das obras da lei que consiguiremos justificação. Aliás, quem assim procede, segundo Paulo, caiu da graça.
.
Portanto Jesus anuncia o perdão de Deus. E a pecadora, por ter esta consciência, por ter experimentado esta graça, se lança aos pés de Jesus...não para receber o perdão, mas porque já o recebeu. Seu ato é de uma pessoa que já foi perdoada e banhada da graça maravilhosa de Deus. Sua atitude é uma profunda demonstração de gratidão e reconhecimento do grande Amor de Deus, que conforme Paulo diz em Romanos 2.4b; "é o que nos leva ao arrependimento".

Nenhum comentário: