quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Anti-Cristo


No pensamento popular evangélico entende-se que o anti-Cristo é uma pessoa. Uma pessoa poderosa que irá oprimir, perseguir e matar muita gente. Por causa desta visão muitos vivem na expectativa do surgimento deste homem mal, negando assim a atuação do anti-Cristo na história. A imaginação popular é muito fértil e alguns até sugerem nomes como por exemplo o do presidente Obama dos EUA.

Bem, quero apresentar uma outra maneira de entendermos e identificarmos o anti-Cristo.
Primeiramente o anti-Cristo não é uma pessoa, mas, um governo, um sistema atuante no mundo. Como diz Leonardo Boff: "...uma atmosfera oposta à atmosfera-Cristo". Ou seja, um governo com valores totalmente contrários aos de Cristo.

Contrário dos valores do Reino de Deus, os valores do anti-Cristo são fundamentados no ódio, na intolerância, no egoísmo, na injusiça e na opressão. Podemos observar que é um governo que contradiz o governo proposto e vivido por Jesus de Nazaré. Um governo paltado na justiça, na paz e no amor.

Como um poder atuante no mundo, o anti-Cristo, pode se encarnar não só em pessoas más, mas em sistemas corrúptos e até em instituíções religiosas. Podemos observar na história este sistema (anti-Cristo) atuando na vida de pessoas como o imperador Nero, Hitler e em muitas organizações que oprimiram e escravizaram pessoas.

Ou seja, um sistema opressor, injusto e manipulador, que gera a morte, é o anti-Cristo. Citando mais uma vez Leonardo Boff: "O anti-Cristo é a articulação do mal na história". Assim podemos entender Paulo quando diz que nossa luta não é contra a carne e contra sangue, mas, contra este governo (anti-Cristo) que sufoca a vida, que escraviza e mata pessoas.

E como discípulos de Cristo devemos buscar as coisas que são do alto, pensar nas coisas que são de cima, para que possamos resistir ao espírito do anti-Cristo que atua no mundo. Devemos nos revestir do novo homem e ser cheios do Espírito. Devemos viver e pregar os valores do Reino que são; justiça, paz e alegria no Espírito Santo, e que se opõe aos valores do anti-Cristo.

Portanto vigiai! O anti-Cristo é uma realidade presente, que atua no mundo através de manipulações tanto do poder político, social e econômico como do poder religioso.

Nenhum comentário: