sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Restauracionismo ?

A religião cristã ao longo de toda sua existência vem reafirmando a supremacia e o senhorio de Cristo na vida do ser humano libertando-o de todas as suas paixões escravizadora. Mensagem esta que une todos os cristãos de diferentes confissões denominacionais.
E nesta longa caminhada a igreja, dentre erros e acertos, não deixou de propagar ao mundo a unicidade de Deus e seu grande amor pela humanidade, amor este que resultou na manifestação histórica do Ungido, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
.
O cristianismo no seu início, conta a história, teve uma ascenção muito rápida, se espalhando por muitos lugares, consquistando novos adeptos e destronando os falsos deuses de religiões idólatras que permeavam o mundo antigo. O que resultou em grande perseguição e morte aos bravos e fiéis mártires cristãos.
Operado por homens (passíveis de erro) o cristianismo chegou a passar por momentos difíceis na história, onde homens movidos pelo poder ignoraram os ensinos daquele que diziam seguir. Mesmo assim o Espírito de Deus agia na igreja através de seus servos fiéis que não se prostraram a baal.
.
Durante estes períodos difíceis do cristianismo surgiram muitos grupos com a pretensão de "restaurar a igreja". E para fundamentar esta visão restauracionista e afirmar suas próprias doutrinas, negavam toda a história do Cristianismo e seus ensinos teológicos, alegando terem descobertos "o verdadeiro caminho".
O que pareceu ser a solução na verdade trouxe grandes problemas para o corpo de Cristo. Uma vez que estes movimentos restauracionistas se julgavam ser os verdadeiros seguidores de Cristo, que possuíam a verdadeira doutrina. Ou seja, quem não compactuasse de seus "verdadeiros ensinos" eram considerados hereges e dignos que queimarem eternamente no inferno. Logo, ao invés de contribuir estes grupos restauracionistas acabaram dividindo mais o corpo de Cristo.
.
Precisamos entender que, hoje, somos o que somos devido aos nossos erros e acertos. O errar é humano, perdoar é divino. Não podemos negar séculos de história, e não podemos desqualificar tudo que o cristianismo já produziu para o mundo. Portanto antes de querermos ser os salvadores do mundo criando novos movimentos de "restauração", devemos nos unir e reafirmar a fé em Cristo e viver o evangelho que é poderoso para transformar e libertar o ser humano.

Nenhum comentário: