terça-feira, 7 de setembro de 2010

A supremacia da pessoa de Cristo

Podemos observar em várias passagens nos evangelhos Jesus repreendendo os fariseus e mestres da lei que para manterem suas estruturas religiosas de poder, fundamentadas em cima de dogmas e costumes da tradição, invalidavam o mandamento de Deus (Mt 7.9). Ensinavam que Deus só aceitava aqueles que andasse segundo as exigências da religião judaica.

E na verdade é assim que funciona em todas as religiões. Elas criam seus dogmas e costumes, e ensinam que, para as pessoas serem aceitas por Deus elas precisam aceitar todos os dogmas e costumes como verdades inquestionáveis reveladas por Deus, devem seguir fielmente a doutrina da religião. Ensinam seus líderes religiosos que as pessoas só podem ter suas experiências com Deus através do pacote pronto que a religião oferece. E este pacote, ou seja, a doutrina varia de religião para religião.

No cristianismo que deveria ser diferente, que deveria anunciar e exaltar uma pessoa, a saber Jesus de Nazaré, não o faz, antes, o cristianismo segue o mesmo sistema das outras relgiões, e muitas vezes invalidam o mandamento de Deus por causa de seus costumes e de seus dogmas institucionais que ao invés de unir os cristãos, antes, o separam.

Como cristãos devemos extaltar a pessoa de Jesus. Devemos pregar Jesus e não regras e costumes que como bem disse Paulo "não tem valor algum para refrear os impulsos da carne", mas que apenas apresenta uma falsa aparência de santidade e piedade. Como cristãos precisamos ter experiências com o Cristo ressurreto e não com as doutrinas cristãs. Devemos ser imitadores de Cristo, devemos estar nele, devemos viver por ele e morrer nele. A comunhão com Cristo é a essência do cristianismo. Cristianismo é relacionamento.

Certa feita Ghandi respondeu a alguns protestantes: " Eu aceito seu Cristo, mas não aceito seu cristianismo".

Precisamos entender que Jesus é o Senhor, e que, como seus seguidores precisamos nos revestir de compaixão, bondade e amor para com todos os seres humanos. Devemos suportar e perdoar todos aqueles quanto nos ofenderam. Isto é Cristianismo! Fomos chamados para viver em paz com todos. E o fato é que muitos que dizem seguir o cristianismo, na verdade não se parecem em nada com o Cristo, não andam como ele e não segue seus ensinos. Não foi atoa que Jesus disse que: "nem todo aquele que me diz Senhor Senhor entrará no meu reino, mas somente aqueles que fazem a vontade do pai".

Finalizo com as palavras de Ed René Kivitz:

Cristo é maior que o Cristianismo. Por essa razão, a adoração a Cristo é mais importante que a defesa do Cristianismo, e a imitação de Cristo é mais importante que a adesão ao Cristianismo. Ser como Cristo e fazer mais por Cristo, eis as legítimas aspirações de todo aquele que se comprometeu com o caminho de Cristo

Nenhum comentário: