domingo, 15 de agosto de 2010

Deus amou todos ou só alguns?

Por mais que alguns reformadores contrarie os ensinos neotestamentário dizendo que Deus não amou toda a humanidade, e que Jesus não morreu por todos, só pelos eleitos, vemos claramente não só na teologia mas como na vida de Jesus e dos seus apóstolos o interesse do Pai pela sua criação.
.
O interesse do Pai está em reestabelecer com suas criaturas, através de Jesus, o relacionamento genuíno e de amor que outrora foi perdido quando o homem decidiu seguir seus próprios caminhos se colocando como senhor de si mesmo.
Porém mesmo seguindo seus caminhos Deus não desistiu do homem, que fora criado à sua imagem e semelhança.
.
O apóstolo Paulo ressalta a maifestação da graça salvadora de Deus derramada sobre todos os homens, porque todos pecaram e carecem desta maravilhosa graça 2Co 5.15;19/1Tm 1.15/Tt 2.11/Rm 5.18. E esta graça maravilhosa é o que caracteriza o grande amor Deus pela humanidade descrito pelo apóstolo João em seu evangelho.
.
Deus nunca se esqueceu do homem. Podemos observar em toda a Bíblia Deus indo de encontro ao ser humano, se revelando, cuidando e o instruindo. E pq tudo isto? Por puro amor! Deus que é pleno em si e não necessita de nada, não cria por questões de poder, mas cria simplesmente por amor. Cria e nos convida para sermos participantes deste eterno amor Trinitário Jo 17.21
.
Não há porque então negar esta verdade bíblica da fé cristã em detrimento de dogmas institucionais que são repetidos a séculos por alguns reformadores hodierno. Deus é amor e ele não pode negar a si mesmo.
.
1 João 2.2 : E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo

4 comentários:

Carlos Fonseca disse...

Todos os homens podem ser salvos, mas todos os homesn não se salvarão.
Jesus morreu por todos os homens, mas nem todos os homens querem saber disso. E aceitara a Jesus não consiste em dizer eu quero, significa que minha vida será mudada pelos seus ensinamnetos.

A graça é para todos mas nem todos beneficiem da graça - no final pessoas serãos destruidas por não aceitarema graça.

Carlos Fonseca (Cabo Verde) carlos.carfonseca@gmail.com

SOLA GRATIA disse...

Olá Fábio,
É bom visitá-lo em seu blog.

Farei meu comentário, em retribuição ao favor de sua visita ao SOBERANA GRAÇA.

Então vamos lá?
Primeiro, o que diz em Efésios 2:1?
Se você encontrar em algum lugar lá que qualquer homem tem alguma participação no que o Ap. Paulo está dizendo, me mostre.

Se você continuar lendo (sei que já o fez, veja que em nenhum momento abre-se espaço para o homem como participante de sua salvação.

Veja que ele está dizendo que a salvação do homem, começa e termina em Deus.

Segundo: talvez você me diga, mas isso é para todos do homens, pois a graça de Deus é pra todos!
Bem, se é pra todos a graça salvadora, então porque tantos morrem e vão para o inferno? Como em Provérbios 16:4!

Então vamos lá para o terceiro ponto (prometo que não chegarei à "cinco pontos". Estou cansado e pretendo ir dormir): como é possível você crer na Palavra pregada, Palavra esta que é o meio ordinário estabelecido para que as pessoas creiam em Jesus?

Resposta: somente pela FÉ. Correto?
E o que diz em Efésios 2:8?
Pela graça sois salvos, mediante a fé. E como ele continua? E isto (a FÉ), não vem de vós; é dom de Deus (o que? a FÉ). E veja como ele termina (vs. 9) - não de obras, para que ninguém se glorie. Ora, que obras seria essas mencionadas pelo Apóstolo?

Se eu digo: Eu aceitei Jesus, isso é o mesmo que obras, e nisso posso me gloriar.

Veja então, se é assim, porque tantos ouvem a pregação da Palavra e saem sem que nada lhes aconteça? Por dois motivos: Um, que estão mortos (e morto aqui, é morto de fato para Deus. É morto espiritualmente). Dois, porque não receberam a FÉ para crer na pregação da Palavra. E mediante a fé, dada por Deus como dom, a pessoa se encontra diante de sua situação horrenda de pecado, e se arrepende porque seu coração de pedra foi trocado por uma coração de carne.

E essa pessoa então, é salva pois, como disse o escritor de Atos (Lucas), ele havia sido "destinado" para a vida eterna, Atos 13:48.

Para terminar, você acentua e muito bem o amor de Deus em seu texto. Deu é amor, sim. Mas não se esqueça que Ele também é justiça. Você questiona o ensino reformado, eu lhe digo que o ensino reformado, reforça tanto o Amor como a Justiça de Deus. Ele não ensina que Deus escolheu quem vai pro inferno, como se costuma dizer. Ele ensina que Deus, simplesmente, deixa o homem seguir seu curso, que é o cumprimento da condenação de Deus, decretada sobre todos os homens. Menos sobre aqueles por quem Ele decidiu usa de Sua graça.

Parabéns ao Carlos Fonseca pelo seu comentário.

Um forte abraço,
Pr. Menga

P.s. perdoe os erros. Não revisei.

Fábio disse...

Olá Carlos paz...

Vc disse que todos podem ser salvos, mas nem todos se salvarão. Bem, eu não concordo, mas respeito sua opnião e sua posição de "profeta", pq afirmar um negócio deste não é para humanos (rsrs).

Vc diz que Jesus morreu por todos, e isso é uma verdade insofismável, ninguém pode negar. Só que vc tbm diz que "ninguém qr saber disso". Bem, vc acha que se as pessoas de fato conhecesse a Deus elas iriam resistí-lo ? será q elas não iriam querer estar com ele eternamente ? Veja, o problema não está em Jesus, mas na religião cristã que se colocou como mediadora entre Deus e os homens. As pessoas rejeitam Jesus, Deus, por causa da religião e dos lobos que para menterem suas estruturas de poder, fundamentadas em cima de dogmas e costumes institucionais, e assim invalidam o mandamento de Deus

Vc diz que "a graça é para todos", e parabéns por isto! Só que em seguina diz algo totalmente errado, diz que: "mas nem todos beneficiem da graça - no final pessoas serãos destruidas por não aceitarema graça". Não é bem assim. Todos se beneficiam da graça, caso contrário nem existiríamos! Se estamos vivos é pq desfrutamos da graça de Deus. Quanto as pessaos serem destruídas, eu não sei, não compete a mim afirmar algo. Só sei de uma coisa, as pessoas que não aceitam a Deus, não o aceita por causa da religião, por causa do deus que a religião prega, e pela hipocrisia cristã de pregar Jesus e não vivê-lo no dia-a-dia.

Neste caso, o negócio vai ficar estreito mais para nós do que para os que rejeitaram a Deus por causa de nós!

Bem, foi só um simples comentário, qualquer coisa de mande um e-mail

Abraços

Fábio disse...

Paz Pr. menga, grato pela postagem.

De fato nossa salvação provém de Deus - ele é a fonte da vida! E ela foi manifesta a todos pelo Cristo de Deus.

O Sr. questiona que: "se a graça de Deus é para todos pq tantos morrem e vão para o inferno?" E ainda cita Provérbios, que são sábios conselhos para nós, mas que ao meu ver não são doutrinas.

Mas a pergunta que lhe faço é: Como o Sr. sabe, a ponto de afirmar que as pessoas após a morte vão para o inferno? O sr. já foi arrebatado e levado ao mundo dos mortos ? Ou isso é só uma crença ? Veja, eu aprendi no seminário que não temos como afirmar quem foi "salvo ou não".

Mas bem, prossigamos

Em Efésios, de fato, deixa claro que a fé tbm é um dom de Deus, porém, não diz que foi dada somente aos predestinados. Pq todos não aceitam ? ou melhor, não respondem ao chamado ? Silmples, pq é preciso negar a si mesmo, e são poucos aqueles se esvaziar de si mesmo, antes enfatizam o "ter" do que o "ser". Seguir a Cristo exije de nós renúncia, renúncia ao poder,ao dinheiro, ao status, não tem anda haver com predestinação. só lê predestinação aqueles que estão usando os óculos de Calvino.

Deus é amor e sua justiça está em amar o ser humano, pq ele não pode negar a si mesmo. Deus é justo e não vai deixar de amar suas criaturas.

Qualuqer dúvida meu e-mail é f.matoso@globo.com

Abraços