sexta-feira, 16 de julho de 2010

Andando e fazendo discípulos

Mateus 28.19: Ide e fazei discípulos de todas as nações...

O que é um discípulo?

Segundo o dicionário de palavras bíblicas, a palavra discípulo vem do grego μαθητης - mathetes, que significa literalmente aprendiz. Denota aquele que aprende algo de alguém.

Já no hebraico, a palavra para discípulo é דימלת - talmid, que significa aluno. Denota aquele que senta para aprender.

Portanto vemos que o significado bíblico da palavra discípulo é ser um aprendiz, um aluno que está sempre disposto a aprender e a seguir os ensinos de seu mestre.

O que um discípulo faz?

Um discípulo nos tempos bíblicos era aquele que aprendia tudo com seu mestre, mais do que isso, se empenhava ao máximo para ser igual a ele. Eles aprendiam as histórias contadas, aprendiam as lições de vida que o seu mestre ensinava, aprendiam a guardar os preceitos da mesma forma que o seu mestre guardava. Eles aprendiam ainda a orar e a jejuar como o seu mestre jejuava. Alguns discípulos literalmente moravam com seus mestres (v.Samuel). Outros viviam em tempo integral com seus mestres, faziam suas refeições com ele, seguiam-no a todo lugar que fosse, e o mestre lhes ensinava tudo o que podia.
Segundo a tradição judaica, um discípulo deveria cobrir-se do pó de seu rabino. Ou seja, deveria andar tão próximo ao seu rabino que o pó levantando pelas sandálias chegaria a lhes cobrir. Em outras palavras, deveriam estar o mais próximo possível de seu rabino a todo o momento (Pirkei Avot).

Após serem plenamente treinados, os discípulos tornavam-se mestres, que tinham a incumbência de ensinar e a fazer novos discípulos. A tarefa principal de um discípulo era se tornar como seu mestre. Ou seja, quando um discípulo é completamente treinado, torna-se um mestre que irá formar seus próprios discípulos, os quais também devem ser treinados para ser plenamente como o seu mestre, e depois também formarem seus próprios discípulos.

Em Lucas 6.40 lemos: Não é o discípulo mais do que o seu mestre; mas todo o que for bem instruído será como o seu mestre.

A Bíblia mostra que Jesus escolheu seus 12 discípulos, pessoas as quais ele iria discipular, que iriam andar com ele para aprender. Jesus passou três anos ensinando e preparando seus discípulos para ser um reflexo seu no mundo. Após estes três anos Jesus disse a eles que seu período de aprendizado estava concluído e que eles agora deveriam ensinar a outros exatamente tudo aquilo que haviam aprendido. Por isso a ordem: Ide e fazei discípulos de todas as nações.

Será que somos mesmo discípulos de Jesus?

Nos dias atuais, embora todos aqueles que têm fé em Jesus digam estarem dispostos a segui-lo, na realidade poucos o fazem. Existe uma grande diferença entre uma simples fé em Jesus, e ser um discípulo de Jesus. Muitos estão satisfeitos apenas com a fé, mas a realidade é que Jesus nos convida a muito mais do que isto. Ele nos convida a segui-lo.

Quando examinamos o verdadeiro sentido das palavras nos "originais", vemos que seus conceitos se tornam mais esclarecedores. Por exemplo, a palavra fé no hebraico significa "emunáh", e denota: fidelidade, firmeza, constância, segurança, lealdade. Significa permanecer firme e fiel, no mesmo lugar, posição fixa. Ou seja, ter fé no conceito bíblico é mais do que somente acreditar, é algo que é demonstrável, exteriorizado, que demanda obras que confirmam a fidelidade.

Mostramos nossa fé demonstrando fidelidade a Deus. E como mostramos fidelidade a Deus? Obedecendo a seus mandamentos, e colocando em prática os ensinamentos de Jesus. Tiago em sua carta nos alerta:

Tiago 2.18; 20; 26

Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?
Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.

Por que tenho que ser discípulo de Jesus?

A Bíblia nos mostra que através de Jesus somos reconciliados com Deus Rm 5.10. Que Jesus veio nos libertar da escravidão do pecado, veio nos trazer vida e vida com abundância Jo 10.10. Jesus nos mostrou que Deus nos ama e quer se relacionar conosco Jo 17. Mostrou-nos que Deus não é malvado e nem um tirano, mas, que ele tem boas intenções para conosco, como bem retrata Jr 29.11:

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Deus tem algo maior conosco além dessa vida.

Essa é a mensagem de Deus revelada em Jesus, e é a mensagem que temos que propagar ao mundo. Nós que vivemos esse amor de Deus, que experimentamos essa maravilhosa graça temos que, como bons discípulos, anunciar para o mundo. Temos que dizer que os mandamentos de Deus não são para escravizar o ser humano, ou para manipulá-lo, antes, são mandamentos que nos trás vida, qualidade de vida, tanto espiritualmente como fisicamente, que nos faz pessoas melhores mais responsáveis e com ética.

Jesus não só anunciou o amor de Deus, mas também o vivenciou, colocou em prática. Podemos dizer que Jesus foi um bom discípulo do Pai. E assim como Jesus fez devemos também fazer, ou seja, aprendemos com Ele, vivenciamos o que aprendemos e ensinamos ao mundo (fazemos novos discípulos), pessoas transformadaqs e libertas da escravidão do peado. Essa é a lógica do Reino de Deus, da semente que vai gerar frutos e se multiplicar.
Esse discípulo vai influenciar sua casa, sua família, que por sua vez influenciará seu bairro, que influenciará a cidade, e que por sua vez influenciará o mundo inteiro.
É assim que Deus trabalha para que sua mensagem seja propagada. Somos agentes, cooperadores de Deus 1Co 3:9.

Podemos concluir que o discípulo, é um aprendiz de Jesus que:

Ouve seus ensinamentos
Procura vivê-los na pratica
Ensina aos outros
Como Tiago bem nos diz: E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

Ou seja, o discípulo aprende, vive o que aprendeu, torna-se mestre e passa a formar novos discípulos. Essa vontade está expressa nas palavras de Jesus quando disse: Ide e fazei discípulos de todas as nações...
É isso que Jesus Cristo quer de nós, que sejamos discípulos, verdadeiros alunos que queiram aprender. Aprender da palavra, aprender do próprio Jesus para sermos parecido com ele, pensarmos como ele, agirmos como ele, amarmos como ele amou, servir como ele serviu e andar como ele andou. Rm 8.29.

Portanto não basta apenas levantar as mãos e dizer que aceita a Jesus, ou dizer que é evangélico, antes, precisa estar aprendendo de seu mestre e colocando em prática os mandamentos de Jesus.

10 comentários:

Pra. Ruth Clélia disse...

muito boa sua postagem querido que Deus continue abençoando sua vida.

Unknown disse...

Muito bom claro simples sem rodeios

Unknown disse...

Muito bom claro simples sem rodeios

Unknown disse...

Muito bom gostei

Unknown disse...

Conseguiu colocar tudo que estava em meu coração nesse post... Deus seja louvado por sua vida ...

Unknown disse...

Amém! Concordo com sua palavra.

Unknown disse...

Show de bola bem simples mas impaquitante,par parabéns pelo seu estudo, nota 10.

Unknown disse...

Devemos prestar bastante atenção nos ensinamento do verdadeiro mestre Jesus Cristo.para não cair em falsos ensinamentos para ser um verdadeiro discípulo de Cristo.

Ligia Ignacio Balbino disse...

Simplesmente,Extraordinário.
O Senhor Jesus Cristo é lindo em nossas vidas.
Ele é o meu Deus.
O Deus de Israel.

Unknown disse...

Ótima explanação!
Que Deus continue te abençoando!