segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Aprendendo com as formigas


Pv 6.6Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio

As formigas sem dúvida formam o grupo mais popular dentre os insetos, são interessantes porque formam níveis avançados de sociedade. Embora nem todas as espécies de formigas construam formigueiros, muitas fazem autênticas obras de engenharia, normalmente subterrâneas, com um complexo sistema de túneis e câmaras com funções especiais – para o armazenamento de alimentos, para a rainha, o “berçário”, onde são tratadas as larvas, etc. As sociedades das formigas são muito bem organizadas por divisão de tarefas, muitas vezes chamados castas. Trabalham em equipe para o bem da comunidade com total organização, sendo que as tarefas são bem divididas entre elas.

Grande exemplo é para a comunidade evangélica que em sua maioria vive completamente diferente das formiguinhas. E porquê ? porque são individualistas, mesquinhos, briguentos e soberbos, preguiçosos, e não visam o bem corpo de Cristo, priorizam somente a instituíção.

Eu gostaria de atentar para a preguiça da maioria dos evangélicos que deviam ter com a formiga, de acordo com o texto áureo. Vemos que uma boa parte das comunidades evangélicas preferem jogar a responsabilidade nas costas de Deus do que arregaçar as mangas e trabalhar para o Reino (como ja frizei nesse blog). Querem somente orar e num passe de mágica ver as suas igrejas lotadas de membros, aleluias ! Acham que só orando, jejuando e fazendo campanhas as pessoas irão para a igreja. Nisso se excluem e não iluminam nem salgam mais ninguém, ficam esperando em vez de ir, ficam parados em vez de trabalharem.
E nisso se cria um outro tipo de igreja e de espiritualidade.

A ordem é bem clara; Ide e pregai o evangelho... Mas porquê não querem ir ? é claro, dá trabalho, da mão de obra visitar as pessoas, dá mão de obra cuidar dos enfermos, dos problemáticos e excluídos. Ninguém quer deixar o conforto dos lares, a comodidadde e prazer de desfilar em carrões finais de semana, em curtir um bom restaurante ou shopping Center. Por isso é mais fácil pedir pra Deus; Deus visita os enfermos ! Deus salva as pessoas ! Deus abençoa tua igreja ! Deus visita os presos, órfãos e viúvas Deus faça isso, faça aquilo !!

É uma pena ver uma boa parte das igrejas evangélicas nesse caminho, com esse pensamento mesquinho e anti-Bíblico.

Rom 10:14
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?

Está na hora de acordarmos e levarmos mais a sério a obra que Jesus iniciou aqui na terra. Passou da hora de deixarmos de ser hipócritas e fariseus que pouco se importam com as pessoas. Discurso bonito temos de montão, porém os ceifeiros (trabalhadores) são poucos. Sigamos o exemplo das formiguinhas e coloquemos em prática a vontade de Deus. Não precisa ser profeta para saber onde isso vai chegar se não arregaçarmos as mangas e começarmos a fazer a vontade de Deus.

Nenhum comentário: